6 Características de um Bom Treinador de Surf

Data

O treinador de Surf tem um papel preponderante na formação de qualquer surfista, seja ele uma criança, um adolescente ou um adulto. A sua atuação vai condicionar a evolução técnica dos alunos e, muitas vezes, alterar-lhes o estilo de vida. 

Daí que existam um conjunto de características que todos os treinadores devem ter para exercer a suas funções com sucesso:

1. Formado em Educação Física e Desporto

Um bom treinador de surf deve ter formação base em Educação Física, pois só assim terá as ferramentas pedagógicas necessárias para ensinar e treinar os seus alunos em todas as áreas relevantes. Deverá também ter uma formação especifica em Surf, como o curso de treinadores de Surfing, para que adquira conhecimentos mais direcionados para a modalidade. Além disso, durante a sua carreira, é fundamental participar continuamente em cursos e formações, de forma a manter-se atualizado e aumentar os seus conhecimentos.

2. Garante a Segurança

A prática do surf pode envolver alguns riscos, sejam lesões desportivas, traumatismos, situações em agueiros, afogamentos, entre outros. De tal modo que, um bom treinador de surf deve estar habilitado para efetuar primeiros socorros, suporte básico de vida e resgate aquático, com e sem prancha. É imperativo saber agir em qualquer situação de emergência.

3. Acompanha os seus Alunos

Um bom treinador de surf é aquele que demonstra preocupação com o desempenho dos seus alunos e consegue identificar os aspetos que necessitam ser trabalhados. Deve existir um interesse real pela evolução dos alunos, por isso, o bom treinador deve estar atento às suas fraquezas, aos seus pontos fortes, à sua personalidade e à sua motivação.

4. Sabe Ouvir

É fundamental que os alunos falem e expressem as suas emoções, e mais importante ainda, é o treinador de surf saber ouvir e entender as suas dúvidas, os seus problemas, e saber aconselhar. O grande desafio do treinador é desenhar estratégias para que os seus alunos evoluam e não criem barreiras psicológicas que prejudicam o seu desempenho.

5. Está em Boa Condição Física

Todo o treinador de surf deve estar em boa forma física, não só para conseguir dar apoio aos seus alunos na água, mas também para garantir a segurança e estar apto a atuar em caso de emergência, (efetuar um resgate aquático se necessário). 

6. Apaixonado pelo Surf

A paixão e o amor pelo surf não podem faltar ao treinador, pois é o que o vai motivar e entusiasmar a fazer um bom trabalho. 

Os treinadores de surf são referências para os seus alunos, pelo que é de extrema importância que sejam éticos, profissionais, competentes, motivadores e que consigam transmitir a cultura do surf. Só assim serão formados bons surfistas.

Mais
posts