Como Escolher uma Escola de Surf?

Data

A melhor forma de começar a fazer Surf é, sem dúvida, numa escola adequada a ti e aos teus objetivos. Com a ajuda de um professor competente, aprendes os princípios básicos da dinâmica das ondas e como te levantas na prancha de uma forma mais rápida, fácil e segura.

No entanto, escolher entre as inúmeras escolas de surf disponíveis no mercado pode ser uma tarefa complicada. Por esse motivo, deixamos-te alguns conselhos e fatores a ter em atenção no momento de decidires qual a melhor escola de Surf para ti.

1.  Localização das aulas: é importante escolher uma escola situada perto da tua área de residência. O facto de perderes menos tempo em deslocações permite-te e encoraja-te a praticar mais vezes, o que aumenta a probabilidade de praticares em dias com as melhores condições.

2. Licenciamento: as escolas de surf devem estar registadas pelo Turismo de Portugal como operador marítimo-turístico (RNAAT), certificadas pela Federação Portuguesa de Surf e ter uma licença atribuída pela capitania do porto local. Estes licenciamentos asseguram que a escola de surf possui seguros de acidentes pessoais para os alunos e seguro de responsabilidade civil.

3. Qualificação dos treinadores: este é o ponto chave para a qualidade das tuas aulas. Um professor ou treinador competente e qualificado garante uma aprendizagem rápida, divertida e, sobretudo, segura.

Ao pesquisares sobre a escola, procura saber qual a formação académica do responsável da mesma, ou seja, se é formado em Educação Física e Desporto, Saúde ou noutra área que lhe garanta profissionalismo e responsabilidade na gestão da escola. Informa-te também sobre a experiência profissional e formação dos treinadores e se estes têm uma Cédula de Treinador credenciada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

4. Funcionamento das aulas: como estão organizadas as aulas? Qual o rácio treinador/alunos? Qual a duração das aulas? Onde são dadas as aulas e se estão garantidas condições de segurança? As aulas para crianças são separadas das aulas para adolescentes e adultos? Lembra-te que, mesmo que não compres uma aula privada, deves exigir que as aulas de grupo não tenham turmas enormes. As aulas de crianças devem ter sempre mais professores para o mesmo número de alunos.

5. Instalações: Muitas escolas de surf hoje em dia possuem apenas “alojamento” online, isto é, um website, contactos e páginas em redes sociais. Ainda assim, é importante ter um espaço físico que possa estar aberto ao público. Se tiveres oportunidade, visita a sede ou instalações da escola onde pensas inscrever-te e fala presencialmente com o responsável.

É muito comum as instalações de uma escola serem apenas uma garagem, armazém ou arrecadação, principalmente nas escolas que estão sediadas junto à praia e que aproveitam os anexos do cafés ou restaurantes para guardar o material. Tem atenção à forma como o material está arrumado, pois a organização é o principio para um trabalho de qualidade.

6. Equipamento: a qualidade do equipamento que a escola disponibiliza aos seus alunos é também um fator essencial na decisão. O aproveitamento das aulas depende bastante da qualidade da prancha e do fato, para não falar do conforto associado. Por exemplo, em dias de frio sabe sempre bem um fato adequado e sem remendos.

Várias escolas utilizam equipamentos adquiridos em grandes superfícies comerciais que, apesar de serem de baixo custo, a qualidade não é recomendável. Uma escola de surf que não investe em bom equipamento, irá inevitavelmente ter aulas de fraca qualidade, visto que o equipamento não corresponde às necessidades.

7. Serviços extra: para além de aulas normais de surf ou bodyboard na praia, existem escolas que oferecem outro tipo de serviços, tais como treinos de condição física adaptados à modalidade, filmagens das aulas, análise técnica das tuas ondas, estágios e passeios por praias noutros pontos do país ou até no estrangeiro. Estas e outras atividades vão ajudar-te a evoluir e melhorarão a tua experiência no mundo do Surf. 

Mais
posts