Blog

6 Features of a Good Surf Coach

O treinador de Surf tem um papel preponderante na formação de qualquer surfista, seja ele uma criança, um adolescente ou um adulto. A sua atuação vai condicionar a evolução técnica dos alunos e, muitas vezes, alterar-lhes o estilo de vida. 

Daí que existam um conjunto de características que todos os treinadores devem ter para exercer a suas funções com sucesso:

1. Formado em Educação Física e Desporto

Um bom treinador de surf deve ter formação base em Educação Física, pois só assim terá as ferramentas pedagógicas necessárias para ensinar e treinar os seus alunos em todas as áreas relevantes. Deverá também ter uma formação especifica em Surf, como o curso de treinadores de Surfing, para que adquira conhecimentos mais direcionados para a modalidade. Além disso, durante a sua carreira, é fundamental participar continuamente em cursos e formações, de forma a manter-se atualizado e aumentar os seus conhecimentos.

2. Garante a Segurança

A prática do surf pode envolver alguns riscos, sejam lesões desportivas, traumatismos, situações em agueiros, afogamentos, entre outros. De tal modo que, um bom treinador de surf deve estar habilitado para efetuar primeiros socorros, suporte básico de vida e resgate aquático, com e sem prancha. É imperativo saber agir em qualquer situação de emergência.

3. Acompanha os seus Alunos

Um bom treinador de surf é aquele que demonstra preocupação com o desempenho dos seus alunos e consegue identificar os aspetos que necessitam ser trabalhados. Deve existir um interesse real pela evolução dos alunos, por isso, o bom treinador deve estar atento às suas fraquezas, aos seus pontos fortes, à sua personalidade e à sua motivação.

4. Sabe Ouvir

É fundamental que os alunos falem e expressem as suas emoções, e mais importante ainda, é o treinador de surf saber ouvir e entender as suas dúvidas, os seus problemas, e saber aconselhar. O grande desafio do treinador é desenhar estratégias para que os seus alunos evoluam e não criem barreiras psicológicas que prejudicam o seu desempenho.

5. Está em Boa Condição Física

Todo o treinador de surf deve estar em boa forma física, não só para conseguir dar apoio aos seus alunos na água, mas também para garantir a segurança e estar apto a atuar em caso de emergência, (efetuar um resgate aquático se necessário). 

6. Apaixonado pelo Surf

A paixão e o amor pelo surf não podem faltar ao treinador, pois é o que o vai motivar e entusiasmar a fazer um bom trabalho. 

 

Os treinadores de surf são referências para os seus alunos, pelo que é de extrema importância que sejam éticos, profissionais, competentes, motivadores e que consigam transmitir a cultura do surf. Só assim serão formados bons surfistas.

Ver Mais

COVID-19 Our Quarentine

Ver Mais

7 reasons to start surfing at a surf school, not alone!

Se queres começar a fazer surf ou bodyboard, o primeiro passo é inscreveres-te numa escola certificada e com boas referências. Nunca te faças ao mar pela primeira vez sem a ajuda de um profissional, pois há a possibilidade de apanhares um grande susto que te pode desmotivar, criar inúmeras dificuldades ou até mesmo levar a desistir.

 

Para te convencer, damos-te algumas vantagens que tens se te inscreveres numa escola para aprenderes a surfar:

1. Segurança, plano de emergência, local da aula e seguros: surfadas mais seguras

Uma boa escola de surf possui seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil que cobrem qualquer acidente que te possa acontecer. Tem também um plano de emergência que define os procedimentos a seguir numa situação de emergência. E, o mais importante, tem uma equipa de profissionais que define as horas e o local das aulas, tendo em conta o nível técnico dos alunos e as condições do mar.

 

2. Regras de etiqueta e valores do surf

Numa escola vais aprender as regras de segurança e de etiqueta do surf, bem como os seus valores. Tão importante como melhorares a tua performance individual, é saberes estar no mar em harmonia, segurança e respeito com os outros surfistas.

3. Aprendizagem eficiente

Se a tua aprendizagem for acompanhada por um treinador competente, vais aprender a surfar de uma forma mais eficiente, evitando erros e vícios que podem vir a limitar no teu surf, ou até mesmo levar-te a desistir.

 

4. Evolução mais rápida

Os alunos da maioria escolas de surf têm a possibilidade de utilizar as pranchas da própria escola e ir mudando à medida que vão evoluindo, para que a prancha te ajude a progredir e o teu desenvolvimento técnico seja mais rápido.

 

5. Evitar a compra de material, nomeadamente prancha e fato

Por outro lado, evitas também gastar dinheiro em material numa fase inicial da prática da modalidade. As escolas disponibilizam-te todo o material necessário nos primeiros tempos e só precisas de investir num fato ou numa prancha quando sentires que vale a pena dedicares-te ao surf.

 

6. Aconselhamento na aquisição de material

Quando pensares em comprar a tua primeira prancha ou o primeiro fato, não vais estar sozinho a escolher. Os treinadores da escola, que acompanharam a tua evolução e têm experiência na área, podem ajudar-te a decidir o que escolher. No caso de adquirires uma prancha, dir-te-ão qual a mais indicada para o nível técnico ou estilo de surf.

 

7. Companhia para surfar

Além de todas as vantagens enumeradas até aqui, há uma que é fundamental: vais conhecer novas pessoas, fazer amigos e ter companhia para as tuas surfadas.

 

Esperamos que este artigo te ajude a decidir o teu futuro no surf.

Ver Mais